O ressurgimento dos tentáculos do Polvo

Junho 23, 2009 at 9:48 pm (Uncategorized)

polvo

O Polvo sempre foi uma banda que nunca esteve aí pra ninguém. Na verdade os caras sempre se preocuparam com a única coisa que verdadeiramente deveria preocupar todos os músicos: a música. Ponto.

Eles começaram a sua carreira no começo dos anos 90, na cidade de Chapel Hill, North Carolina, América. A turma do hype, setor de embalagem e demais departamentos da crítica musical aponta o Polvo como um dos precursores desse troço chamado “Math Rock” (“rock matemático” em tradução livre). Quem conhece a banda, logo entende que a denominação pretende traduzir a proposta sonora avant-guarde do grupo de adotar estruturas complexas em suas canções, quebra de andamentos, utilizar harmonias dissonantes e melodias modais orientais. Como alguém já disse no passado que “você pode chamar o Polvo de Math Rock mas os números simplesmente não fecham”. Outros chamaram os caras de prog-rock dos anos 90. É como eu sempre digo: “deixemos os rótulos para turma que cuida das embalagens”.

Sei que volta e meia bato nesta tecla, mas a obra do Polvo tem uma qualidade que, se já era rara nos anos 90, nos dias atuais mostra-se totalmente esquecida: a imprevisibilidade. Polvo_InPrism_Package

Polvo é uma palavra que em espanhol que pode significar tanto “poeira” como “sexo”. Todavia, não se vê qualquer sinal de poeira na discografia do Polvo que é formada por 3 Ep´s e 5 discos de estúdio incluindo o novíssimo “In Prism” a ser lançado pela Merge Records no dia 08 de setembro depois de 11 anos sem lançar nada. Mas se, assim como eu, a paciência não é o seu forte dá para conferir uma música nova do disco, a complexa e sensacional “Beggar´s Bowl” aqui.

Sei que nem todo mundo engole essa “doidera” que era a música do Polvo. Eu acho foda e separei esse vídeo para quem concorda comigo poder dar uma conferida (ou para quem ainda não conhece curtir, ou não).

Se cuidem e até,

 Z

TOP FIVE DA SEMANA

– Amar;

– Sagu com creme de baunilha do Restaurante Família Smania;

– O Primeiro Baile Elétrico do Orelhada no Liverpool Snooker Pub com Blasè e Cassim & Barbária;

– Acompanhar as filmagens do filme curta-metragem “Cinemaêutica” de Rodrigo Falk Brum;

– Começar a trabalhar em novas canções do Alva;

Anúncios

3 comentários

  1. Dani said,

    Muito legal o video do Polvo e muito legal o Blog Sr. Zimath…

    No top da semana as filmagens eu colocaria em primeiro…mas tanto o bailinho do Rubens como o Sagu poderiam empatar na segunda colocada! rsrsrs

    abraços querido!

    • sindromederobgordon said,

      O Top Five não tem ordem alguma, mas me chamou a atenção você deixar o “amar” de fora. Desiludida com os assuntos do coração, moça?

      • Dani said,

        haha na verdade to em fase de test drive!

        um pouco de precaução nas primeiras curvas ajudam…

        hehe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: