Os melhores de 2009 (parte I)

Janeiro 12, 2010 at 6:15 pm (Uncategorized)

O Dinosaur lançou o melhor disco de 2009.2009 foi um ano supimpa. Muitos lançamentos e coisas legais rolando. Neste calendário também rolaram surpresas, afinal, sinceramente não imaginava que o Polvo voltasse à ativa depois de uma década com um disco tão bom como “In Prim”, assim como o The Life and Times lançasse um segundo full lenght tão interessante quanto é esse “Tragic Boogie”. 

Os escoceses do Idlewild puseram na praça o seu 6º disco, o maravilhoso “Post-Eletric Blues”. O Sonic Youth acertou a mão e gravou um dos discos mais memoráveis e “pegáveis” desde “Goo” (90) e “Dirty” (92). Lindo. E não foi diferente com o quinto (e melhor) disco solo de Jeremy Egnik (do “cult” Sunny Day Real Estate). Na minha lista deste ano também entrou gente que não tinha entrado até então, como o hypado (ainda é?) Artic Monkeys que fez bonito no maduro e soturno “Humbug”.

Mas, vejam como são as coisas, nem só de surpresas boas o ano passado marcou. Confesso que esperava que o Them Crooked Vultures seria o disco do ano. É claro que a estréia dos caras não é ruim (eles até conquistaram a segunda metade do meu Top 20 internacional), mas está longe de ser o “super disco” que a “super banda” parecia ofertar ao público. Bem, talvez a culpa seja toda minha, afinal, quando se junta caras que tocaram nas minhas favoritas, é difícil afastar a expectativa.

O Soulsavers do mesmo Mark Lanegan que já dividiu o palco com Josh Homme (do QOTSA e agora do Them Crooked) fez bonito e ficou entre os Top 10. No mais, Slayer voltou com tudo neste “World Painted Blood”. Porra, os caras já são vovôs e ainda não perderam a (pesada) mão. Brutalidade total o troço.

Mas quem mereceu o primeiro lugar foram os também vovós “indie” do Dinosaur Jr. Seu 9º disco “Farm” é uma coleção de maravilhosas canções no estilo que a banda ajudou a inventar (e tornou a banda um fenômeno “cult”). A formação clássica com Murph, Barlow e Mascis está em sua melhor forma (que lançou em 2007 o igualmente excelente “Beyond”) e disparou gemas pop com os característicos vocais anasalados, solos de arena e aquela “alma” garageira que é a massa sonora da banda. Contrariando todas as previsões, estes dinosauros parecem estar longe de serem extintos.

 No próximo post eu divulgo a minha lista nacional dos melhores de 2009.

Se cuidem e até!

 Z

 –          01 – Dinosaur Jr. – “Farm”

 –          02 – Polvo – “In Prism”

 –          03 – The Life And Times – “Tragic Boogie”

 –          04 – Idlewild – “Post Eletric Blues”

 –          05 – Sonic Youth – “The Eternal”

 –          06 – Jeremy Egnik – “Ok Bear”

 –          07 – Artic Monkeys – “Humbug”

 –          08 – The Decemberists – “Hazards of Love”

 –          09 – Soulsavers – “Broken”

 –          10 – Mastodon – “Crack the Skye”

 –          11 – Dirty Projectors – “Bitte Orca”

 –          12 – Wilco – “Wilco (The Album)”

 –          13 – Slayer – “World Painted Blood”

 –          14 – Them Crooked Vultures – “Them Crooked Vultures”

 –          15 – Flaming Lips – “Embryonic”

 –          16 – Conor Oberst  and the Mystic Valley Band – “Outer South”

 –          17 – Built To Spill – “There is no enemy”

 –          18 – Japandroids – “Post-Nothing” 

 –          19 – Dead Weather – “Horebound”

 –          20 – Jim O´Rorke – “The Visitor”

TOP FIVE DA SEMANA

– Férias;

– Os planos, idéias e projetos para 2010;

– A volta do Soundgarden;

– O clipe e a música de “Cousins” do Vampire Weekend;

– A expecativa para o show do Metallica;

4 comentários

  1. Rubens Herbst said,

    Belíssima lista, Zimath. Dos 20 discos, seis estão no meu top 10 (www.an.com.br/orelhada), mas coisas como Dead Weather, Japandroids, Idlewild e Decemberists também conquistaram meu sistema auditivo em 2009. Que, aliás, não foi dos piores, se considerarmos essa relação.
    Abração

  2. Norivas said,

    Idlewild conseguiu surpreender até os mais calorosos fãs que sabem que Roddy Woomble jamais decepciona.
    Melhor disco da carreira deles e na minha opinião o melhor do ano e um dos melhores da década.
    Parabéns pela lista, ficou show.
    P.S.: Slayer? hehehhe. Fiquei curioso, vou conferir.
    Abraço!

  3. Marcelo Rizzatti said,

    Lendo tal lista fiquei surpreso em concluir que temos gostos parecidos, Zimath!
    Dos 20 discos listados aprovei vários que estariam na minha lista também.
    Dentre os quais destaco Dinosaur Jr. (banda que não sou tão “conhecedor” assim porém ficou entre os meus top 3), Sonic Youth, Arctic Monkeys, Mastodon, Slayer, Wilco, Them Crooked Vultures e The Dead Weather.
    Fiquei curioso pra ouvir alguns que vc citou e que não ouvi ainda…
    Abraço

  4. Helder Sylverdale said,

    Só quando fui tentar construir a minha lista de melhores do ano que eu percebi que a maioria dos álbuns internacionais que eu estava ouvindo eram de 2008/07…Seguindo essa logica acredito que a partir de agora começarei a ouvir os álbuns do ano que passou, e essa lista já serve como um leve guia, obrigado.

Deixe uma Resposta

